Este é um dos nossos trabalhos atuais, um banheiro de área externa que faz as vezes de lavabo nos dias de confraternização e de uso da piscina.
Hoje falaremos especificamente sobre a iluminação desse espaço.
Sobre a cuba esculpida em porcelanato, a luz artificial virá de um único embutido plano quadrado com lâmpada AR 70 de 12º, IRC >80 e 2.700 K. O que isso quer dizer? Que sobre a cuba virá uma luz que não agride os olhos, amarelada, com ótima reprodução das cores e com ângulo fechado, mostrando apenas o que realmente queremos mostrar: o lavar das mãos. Essa luz com ângulo de abertura fechado criará uma atmosfera lúdica, denominada por alguns profissionais como Luz Divina. Vale ressaltar que esse efeito é bem vindo nas pias de banheiros onde não são feitas maquiagens e atividades afins, nesses casos a iluminação mais recomendada é a frontal.
Na área do box, usamos 2 unidades do mesmo modelo de embutido, porém com uma lâmpada PAR 20 de 25º, IRC >80 e 2.700 K em cada um. Porque mudar o modelo da lâmpada se as informações técnicas são tão parecidas? Justamente para fortalecer o efeito lúdico que queremos alcançar na iluminação da pia. Na área do box teremos uma iluminação com ângulo mais aberto e que será suficiente para iluminar área de banho mas não eliminará o efeito de luz pontual que desejamos alcançar na pia. Mais um detalhe importante, a lâmpada PAR tem maior índice de vedação se comparada com a AR o que garante a ela maior vida útil quando em contato com a umidade gerada pelo chuveiro.

FOTOS DO BANHEIRO FINALIZADO

Arraste a barra  e veja o antes e o depois

Ficha técnica

Nome do projeto: Banheiro A. Oliveira

Autoria: Una Design

Metragem: 3,23 m²

Ano de conclusão: 2018

Baixe esse projeto em PDF