ArtigosDicas

Cortinas e Persianas

By 03/01/2017dezembro 7th, 2018No Comments

Hoje falaremos sobre cortinas e persianas.

CORTINAS E PERSIANAS

As opções de modelos e tecidos são inúmeras e a cada dia surgem novidades, o importante para não errar na escolha, é identificar a necessidade de cada ambiente e de seus usuários.

Por exemplo, em um quarto com janela de vidro incolor, independente do modelo escolhido, é recomendado a utilização de um tecido com a função blackout, que irá escurecer o ambiente e tornará o descanso melhor. Em uma sala de estar ou escritório, os tecidos translúcidos são os ideais, pois irão bloquear a luminosidade sem escurecer o ambiente.

Assim como as cores, a luminosidade de cada local interfere nas sensações que sentimos e na mensagem que é enviada para nosso cérebro. Um ambiente escuro é propicio ao descanso. Um ambiente mais claro e iluminado nos mantém mais alerta.

Além do controle de luminosidade, as cortinas e persianas desempenham papel importante na decoração de cada ambiente, por esse motivo precisam estar em sintonia com os demais itens escolhidos, como sofás, tapetes, papéis de parede.

As cortinas são sempre contemporâneas, agregam beleza e a sensação de aconchego ao ambiente. As opções de tecidos são inúmeras, desde tecidos mais leves como voil, gaze, tafetá, até tecidos mais pesados como linho, veludo, blackout, entre outras opções.

Com relação ao modelo, as cortinas podem ser montadas no varão e o tecido franzido no sistema de ilhóses ou pregas na argola. Outra opção é o trilho e o tecido franzido no sistema wave, na prega macho ou americana, no franzidor. Os pontos fortes das cortinas são a valorização estética e a sensação de aconchego trazida ao ambiente.

As persianas, assim como as cortinas, possuem uma variedade de modelos, materiais e tecidos. Fazem a redução de luminosidade de forma efetiva e compõem a decoração de forma harmônica. Alguns modelos: verticais de tecido e pvc, horizontais de alumínio, pvc e madeira, romana, rolô, double vision, plissada. Os pontos fortes das persianas são a praticidade e a possibilidade de variação de controle da luminosidade.

Uma novidade, tanto cortinas como persianas podem ser motorizadas e automatizadas. A motorização aumenta a durabilidade por eliminar o contato manual ao abrir e fechar. No caso de persianas, elimina cordinhas ou correntes de acionamento. Quando motorizadas, o acionamento é feito através de controle remoto. Quando automatizadas, através de aplicativos de celulares ou tablets. A automação permite programar horários de abertura e fechamento.

Escolher a persiana ou a cortina que irá compor um ambiente não é tarefa fácil, a diversidade de modelos, tecidos e materiais nos abre muitas opções e isso às vezes gera indecisão. Por esse motivo recomendamos o acompanhamento de um especialista em cortinas e persianas para lhe ajudar na escolha. Um bom entendedor desses produtos saberá observar o ambiente, as preferências dos usuários e fazer o direcionamento do produto ideal para cada situação.

Dúvidas? Nos envie um e-mail na parte dos contatos.

Michel Veiga

Michel Veiga

Design de Interiores e Diretor Comercial da DecoraLar

×

Olá, tudo bem?!

Vamos juntos realizar seu projeto?

× Contato por whats