ArtigosDicas

Tapete na sala de jantar?

By 03/01/2017dezembro 7th, 2018No Comments

Olá, para inaugurar o blog, resolvi falar sobre um assunto que sempre causa muitas dúvidas, afinal usar ou não usar tapete na sala de jantar? Qual a medida? Modelo? Forma?

Para a primeira questão de usar ou não tapete na sala de jantar temos que lembrar que cada pessoa tem seus gostos pessoais e crenças, portanto não existe uma decisão unânime sobre esse assunto, porém eu particularmente prefiro mesa de jantar com tapetes pelo fato do tapete delimitar o ambiente, proporcionar uma sensação maior de conforto, proteger o piso do contato direto com a cadeira (essa questão pode ser solucionada com proteções nos pés das cadeiras), entre outros fatores.

Portanto, partindo da situação que optamos pelo tapete na sala de jantar, temos que observar alguns detalhes, entre os principais temos: medida, modelo e forma.

Medida: A medida do tapete deve ser de no mínimo 50 cm, maior que a mesa de jantar em cada extremidade, isso para que as cadeiras possam se deslocar sobre o próprio tapete, sem sair do espaço delimitado, considero a medida de 75 cm a medida ideal, portanto se a nossa mesa de jantar tem uma medida de 150×150 cm, a medida mínima do tapete é 250×250 cm e a ideal 300×300 cm.

Modelo: No quesito modelo temos varias opções, como o tapete de sisal, tapete egípcio , tapete de fios, etc. Se optarmos por um tapete de fios, temos que ter a preocupação com a altura desses fios, pois por se tratar de um tapete que vai ficar abaixo da mesa, eventuais sujeiras ou alimentos podem cair, portanto a escolha por tapetes com fios de no máximo 20mm facilitará nos eventuais contratempos . Claro que se você optar por tapetes mais altos o ambiente ficará mais sofisticado, porém lhe darão mais trabalho na limpeza.

Forma: A forma do tapete, deve seguir o formato da mesa, portanto se a mesa for retangular, escolha um tapete retangular, se for quadrada, um tapete quadrado e assim sucessivamente.

Abaixo algumas fotos exemplificando as dicas, qualquer dúvida, nos envie um e-mail na parte dos contatos.

Daniel Oliveira

Daniel Oliveira

Designer de interiores, Engenheiro Civil e Pós Graduado em Arquitetura.

×

Olá, tudo bem?!

Vamos juntos realizar seu projeto?

× Contato por whats